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Recepção de clínicas: as 5 melhores práticas para atender o seu paciente

É comum, na área da saúde, encontrarmos profissionais ávidos por melhorar sua formação e ter mais tecnologia à disposição. Isso é algo muito bom, e você deve seguir esse caminho, mas é sempre importante ter atenção a outras práticas que acontecem em seu consultório ou clínica que extrapolam o campo da prática da sua formação.

A recepção de clínicas, por exemplo, é uma área que requer muita atenção. Pense nisto: onde o paciente passa a maior parte do seu tempo quando está na clínica? Qual a primeira coisa que ele vê? Onde ele realiza os pagamentos?

Viu só? Até uma coisa simples, como a recepção, tem papel fundamental para que você possa deixar os seus pacientes satisfeitos e confortáveis.

Agora que concordamos nesse ponto, que tal aprender 5 formas de melhorar a recepção da sua clínica? Vamos falar sobre isso no texto. Acompanhe!

1. Cuide das questões arquitetônicas

Quando falamos de espaço, não adianta apenas respeitar as normas da vigilância sanitária. Uma recepção bem construída deverá estar adequada às necessidades dos seus pacientes.

Quem trabalha com geriatria, por exemplo, precisa de corredores maiores, pisos com boa aderência e barras de apoio. Isso se aplica a qualquer público: cada paciente tem uma necessidade e, para garantir o seu bem-estar, precisamos respeitar essa questão.

2. Busque uma decoração que tenha estímulos

É comum que clínicas e consultórios procurem ser neutros. Isso facilita os trabalhos de limpeza, evita enganos e já é algo convencionado. Mas você não precisa se prender a convenções: é possível inovar e agradar os pacientes.

Com decorações humanizadas — existem empresas voltadas para isso nos dias de hoje — podemos repensar a recepção da clínica. Que tal colocar porta-retratos digitais, alguma televisão, música ambiente ou cheiros específicos? Isso tudo é possível e é muito bem-vindo se você quiser se diferenciar da concorrência.

3. Treine frequentemente a sua equipe

As questões comportamentais ainda são uma das maiores queixas dos pacientes com relação ao profissional da saúde ou sua equipe. A falta de atenção no atendimento pode trabalhar contra o bem-estar das pessoas atendidas e isso é algo sério.

Por esse motivo, enviar os funcionários para fazer um treinamento focado em satisfação de pacientes é essencial. O ideal é que todas as pessoas da equipe sejam aptas a recepcionar da melhor forma quem será atendido.

4. Seja um exemplo de cortesia

Já reparou como todo consultor de gestão sempre fala que o dono ou gestor precisa dar o exemplo? Isso se aplica aqui também! O profissional da saúde precisa ser cortês com seus pacientes, mostrando para sua equipe que ele também se empenha nessa prática.

Uma coisa simples de ser feita, mas que é muito reconhecida pelos pacientes, é quando o profissional sai da sua sala e vai receber a pessoa na recepção, cumprimentando-a e guiando-a até o local de atendimento.

5. Mantenha o ambiente impecável

Por mais irônico que possa parecer, clínicas, hospitais e consultórios são vistos como ambientes de doença, não de saúde. Provavelmente você já ouviu alguém dizendo coisas como: “Não senta no sofá com a roupa de hospital, tá cheia de doença.”

Nesse caso, hospital se refere a qualquer ambiente que tenha pessoas usando jaleco, já que quem dá essa nomenclatura são os profissionais da saúde, não os pacientes.

Dentro desse cenário, manter o ambiente impecável é o mínimo que precisa ser feito. Isso exige limpeza constante, reforma de mobília e, principalmente, pintura semestralmente. Tudo isso para evitar que manchas do tempo sejam confundidas com sujeira e causem desconforto aos pacientes.

Seguindo estas dicas e criando algumas outras, você vai conseguir ter a recepção dos sonhos: um local agradável no qual o cliente consegue esperar pelo procedimento sem ficar estressado. Será que esse não é o melhor modelo de recepção de clínicas?

Agora que você sabe como organizar a sua recepção, que tal aprender mais? Siga-nos no Facebook e acompanhe mais dicas para o sucesso do seu consultório!

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