ÁREA DO CLIENTE

Mídias Sociais e Medicina: Como usar?

As mídias sociais são uma forma poderosa para Networking, educação, desenvolvimento profissional e divulgação de informações em medicina e saúde. Veja abaixo algumas dicas de como usar de forma correta esses canais.

Que Mídia Usar?

Twitter é atualmente a mídia social de escolha para disseminação de informação em medicina acadêmica. Os 140 caracteres são poderosos para compartilhar informações de forma rápida. O uso do @, como por exemplo @EMD_MktMedico, permite que outros sigam você e, genericamente falando, quanto mais seguidores você tem, maior o impacto de seus tweets.

O Facebook é a mídia mais democrática. Quase todos estão por lá. Nele você pode controlar quem são seus amigos, aceitando-os ou não. Apesar de ser atualmente mais usada para conectar amigos e familiares e compartilhar com eles coisas do cotidiano, pode ser uma ótima forma para Networking profissional também. Muitas organizações têm suas próprias contas e compartilham informações, eventos e oportunidades. O recurso Facebook Live é uma ótima ferramenta para compartilhar eventos em tempo real.

O LinkedIn é quase seu curriculum vitae online. Ele deve indicar sua história educacional e profissional, bem como publicações, apresentações e certificações. O networking é a base da plataforma. Menos democrática que o Facebook, estão ativos por lá aqueles que realmente estão focados em seu desenvolvimento profissional.

Princípios Gerais:

Independente da mídia social, você deve considerar alguns princípios gerais para usar as mídias sociais de forma ética e otimizar o impacto de suas ações.

  1. Siga e seja seguido: Twitter, Facebook e LinkedIn são ótimas mídias para seguir e ser seguido. Comece pelos colegas já conhecidos. Dependendo da mídia não pare por aí. Seguir pessoas e empresas relacionadas no Twitter é uma ótima forma de estar informado.
  2. Compartilhe o que está fazendo: Eventos médicos, reuniões e atividades acadêmicas são ótimos eventos para serem compartilhados nas mídias sociais. Quando estiver disseminando uma informação ou artigo científico, uma opinião embasada acerca do tema pode ser extremamente útil.
  3. Seja um líder: use as mídias sociais com frequência. Marque as organizações, eventos ou pessoas relacionadas em seus posts. Fotos podem ser usadas, especialmente aquelas com boa qualidade e com colegas.

 

Compartilhar Artigo: