ÁREA DO CLIENTE

Como Elaborar um Ótimo Plano de Marketing Digital

Vamos supor que você conhece bem sua empresa ou consultório. Tem boa noção do posicionamento dos principais concorrentes e sabe onde chegar. Eventualmente já submeteu sua empresa a um processo de planejamento estratégico, definindo objetivos e ações para os próximos anos. O marketing certamente fará parte de uma dessas ações, em especial o Marketing Digital.

Veja abaixo algumas dicas de como elaborar um plano de marketing digital.

– Estabeleça que é seu público alvo

É muito comum em marketing o uso de uma figura que chamamos de “persona”, A persona é seu típico cliente. Você deve considerar suas características como sexo, faixa etária, nível social, etc. Considerações sobre a área geográfica onde estão e seus principais comportamentos também podem ser levados em consideração. Algumas ferramentas on line podem te ajudar com isso. Quando mais bem definida, provavelmente mais eficiente será o uso de seu orçamento destinado ao marketing.

– Procure conhecer os principais benchmarks

Benchmark significa referência. Conheça quem são aqueles que são referência em sua área de atuação. Seja pelas características técnicas como também por aquilo que têm feito em termos de marketing digital. Conhecendo sua persona e seus principais concorrentes você estará apto a passar para a próxima fase.

Invista em uma pequena análise de seu mercado e de seus concorrentes. Tente estimar custos para desenvolver ações específicas e anote tudo.

Análise SWOT

Se você já passou por algum processo de planejamento estratégico, alguém já fez para você uma análise SWOT de seu negócio. Caso ainda não, procure fazer, mesmo que de forma simplificada.

SWOT é a abreviação das palavras em inglês strenghts, weaknesses, opportunities e threats. Ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Forças e fraquezas referem-se ao ambiente interno de sua empresa, enquanto oportunidades e ameaças referem-se ao ambiente externo.

Faça um pequeno exercício. Entenda seus pontos fortes e fracos e olhe para o cenário externo para definir estratégias de expansão baseadas naquilo que você tem de bom e de proteção ou melhora naquilo que ainda são suas fraquezas. Já fizemos essa análise para muitos e sem dúvida ela ajuda muda na definição de suas ações, incluindo o marketing.

– O sistema de marketing digital

As possibilidades são infinitas. No entanto, quanto mais ações provavelmente maior o custo. Já falamos aqui sobre a importância de seu site. Não deixe de investir nele. A partir daí estratégias de curto e de médio prazo deverão ser implantadas.

Os links patrocinados do Google são uma ótima forma de começar. Peça para alguém fazer um levantamento das principais palavras-chave e seus respectivos custos. Pense não só em Adwords mas também na rede de display do Google.

Para substituir progressivamente os links patrocinados você deve investir em conteúdo. O inbound marketing ou marketing de conteúdo é a principal forma de você atrair tráfego para seu site e colocá-lo progressivamente nos primeiros lugares da busca orgânica.

Sua presença nas mídias sociais não é menos importante. Pense na sua persona novamente. Onde ela está navegando agora. O tipo de serviço que você presta está aliado a imagens e vídeos? Falando em vídeos, não se esqueça do Youtube. Ele atualmente já é o segundo maior canal de busca na internet.

As opções não param por aí. Webinários, newsletters é a poderosa ferramenta do e-mail marketing podem e devem trabalhar a seu favor. Pense em cada uma delas. Assessore-se de profissionais competentes, que entendam do mercado de saúde e dedique um pequeno espaço de seu tempo para acompanhar tudo. Os resultados, com certeza, serão excelentes.

Compartilhar Artigo: